

O Museu Nacional do Traje, a convite da Matriz Portuguesa – Associação para o desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento, e no âmbito da Exposição Universal da Matriz Portuguesa – Camões 500 Anos, apresenta na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa, a exposição Mudam-se os tempos, mudam-se as modas. Camões e o vestir no tempo dos Descobrimentos, com réplicas de trajes e acessórios de estilo Renascentista, da Colecção Didática do Museu, narrando a relação entre Luís Vaz de Camões e a moda do seu tempo, no contexto dos Descobrimentos Portugueses.
Mudam-se os tempos, mudam-se as modas. Camões e o vestir no tempo dos Descobrimentos
Inspirada no famoso soneto "Mudam-se os tempos", esta exposição visa explorar a relação entre o poeta Luís Vaz de Camões e a moda do seu tempo, associando mudanças e novidades no contexto dos Descobrimentos Portugueses. A exposição é composta por 12 réplicas de trajes e acessórios de estilo Renascentista, provenientes da Colecção Didática do Museu Nacional do Traje, conjugadas com textos e iconografia dos séculos XV e XVI. Um filme exibe imagens e informações complementares sobre os trajes apresentados, assim como citações d´Os Lusíadas e de outros escritores coevos do poeta.
ENTRADA LIVRE
Curadoria: Dina Caetano Dimas, conservadora do Museu Nacional do Traje.
Organização: Museu Nacional do Traje e Matriz Portuguesa - Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento.
Parceria: Biblioteca Palácio Galveias.
Apoio Institucional: Junta de Freguesia Avenidas Novas.
Local: Biblioteca Palácio Galveias, Piso 1, Campo Pequeno, Lisboa.
Datas: 31 de Maio a 28 de Junho de 2025.
Conferência – 25 de Junho, 18h. | Dina Caetano Dimas, conservadora do Museu Nacional do Traje: "Mudam-se os tempos, mudam-se as modas – Poéticas do traje no tempo dos Descobrimentos". Biblioteca Palácio Galveias, Campo Pequeno, Lisboa.