
A Exposição Universal da Matriz Portuguesa – Camões 500 Anos foi encerrada oficialmente, com a parceria do MIL - Movimento Internacional Lusófono, na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa, no dia 22 de Novembro de 2025, após 18 meses de intensa programação que incluiu um ciclo de Conferências com as mais gradas personalidades da Cultura Nacional e estrangeira, testemunhos videográficos de Personalidades homenageando Luís de Camões, representações Literárias e nas Artes Plásticas de Camões.
O pintor Luís Vieira-Baptista foi o artista plástico convidado a criar uma pintura de inspiração no poeta Luís de Camões, em celebração do meio milénio do seu nascimento, tendo sido descerrada na cerimónia de inauguração em 2024, no Grémio Literário, em Lisboa.
Foi exibido o políptico "Os Lusíadas" de Luís de Camões, e, também, as esculturas "Camões" e "Vasco da Gama" do pintor Norberto Nunes, criando o ambiente para a oferta póstuma do retrato de Camões, de Luís Vieira-Baptista, à Matriz Portuguesa; encerrando a efeméride o ilustre camonista, Professor Doutor José Carlos Seabra Pereira, com a conferência "Camões e a grei lusíada - crise, superação, anseio de plenitude".
A Exposição Universal da Matriz Portuguesa . Camões 500 Anos possui o Estatuto de Interesse Cultural, concedido pelo Ministério da Cultura.
Apoio | Biblioteca Palácio Galveias.
Parceiro | MIL - Movimento Internacional Lusófono.
Fotografias de João de Sousa para Matriz Portuguesa.
Todos os Direitos Reservados©
Convidados
Professor Doutor José Carlos Seabra Pereira, Camonista
Norberto Nunes, Artista Plástico